REVESTIMENTO À BASE DE AMIDO DE MANDIOCA E QUITOSANA NA CONSERVAÇÃO DE PASSAS DE CAJU

REVESTIMENTO À BASE DE AMIDO DE MANDIOCA E QUITOSANA NA CONSERVAÇÃO DE PASSAS DE CAJU

INVENTO

REVESTIMENTO À BASE DE AMIDO DE MANDIOCA E QUITOSANA NA CONSERVAÇÃO DE PASSAS DE CAJU

RESUMO DA PATENTE

 A presente patente compreende um processo de produção do filme e aplicação da solução filmogênica, como revestimento comestível (elaborada a partir de dois biopolímeros) para passas de caju. O produto do processo, referindo-se ao desenvolvimento e caracterização de filmes biopoliméricos (fécula de mandioca e quitosana) elaborada de forma isolada e mista. A solubilidade do filme na formulação mista com fécula de mandioca 2,0% m/v + quitosana 0,3% p/p (FE/CH) e glicerol (0,9%) foi melhor. Não houve diferenças na espessura e permeabilidade a vapor dos filmes oriundos da formulação T1 e T2. A mistura dos biopolímeros resultou em um filme com melhores propriedades antifúngicas, escolhidas para servir como embalagem ativas para a passa de caju. A formulação isolada de fécula, apresentou grande infestação por fungos. A forma mista da cobertura propiciou conservação das propriedades físico-química e assegurou a estabilidade microbiológica por 30 dias, o que é um recurso valioso para a preservação desse alimento. O produto está enquadrado dentro da classificação internacional de patentes nos campos de invenção A23P; A23P 20/00; A23P 20/10B65D 65/00; B65D (65/16; 65/38; 65/42); B65D 85/34.

CARTA PATENTE

BR 10 2022 026602 6

ENSAIOS REALIZADOS

  

ARTIGOS PUBLICADOS

  

DESENHOS INDUSTRIAIS

  

MARCA
GRUPO DE PESQUISA
LABORATÓRIO
NOTÍCIAS EM DESTAQUE
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INVENTORES

EDNA MARIA MENDES AROUCHA

Professora Titular da UFERSA, possui formação em Engenharia Agronômica (UFRRJ), mestrado e doutorado em Produção Vegetal (UENF) e pós-doutorado pela Cranfield University (Reino Unido) e UFPA. 

LÚCIA CÉSAR CARNEIRO 

Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPel, mestre na mesma área pela UFRRJ e graduada em Economia Doméstica pela UFRRJ. É professora do IFRN, atuando em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

MARIA DE MORAES LIMA 

Possui graduação em Engenharia de Alimentos, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

PAHLEVI AUGUSTO DE SOUSA 

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM (1998), mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela UFERSA (2002) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela UFV (2006). 

EMANOEL FERNANDES DE ARAÚJO FAUSTINO

Possui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Foi bolsista de Iniciação Cientifica (2019) e (2020-2021).

Scroll to Top