TIJOLO ECOLÓGICO À BASE DE PAPELÃO, PÓ DE SERRARIA, ÁGUA E GESSO

TIJOLO ECOLÓGICO À BASE DE PAPELÃO, PÓ DE SERRARIA, ÁGUA E GESSO.

Captura de Tela 2025-02-26 às 14.50.19
INVENTO

TIJOLO ECOLÓGICO À BASE DE PAPELÃO, PÓ DE SERRARIA, ÁGUA E GESSO.

RESUMO DA PATENTE

Pensando no lixo gerado na construção civil convencional e em como o mesmo é descartado em grandes quantidades no meio ambiente, muitas vezes prejudicando a natureza desde o processo de extração da argila para produzir tijolos, faz-se necessário a fabricação de materiais construtivos com matérias-primas alternativas que promovam a sustentabilidade e a redução de custos na construção civil. Assim foi pensando e executado a criação de um tijolo ecológico a partir de materiais reciclados e de aditivos da construção civil, buscando reduzir a quantidade de rejeitos no meio ambiente e produzir um material prático e barato para ser usado como solução para problemas corriqueiros nas obras. Assim, a fabricação do tijolo ecológico será realizada em um laboratório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), onde serão também realizados testes de qualidade e resistência do mesmo. A produção do tijolo ecológico será realizada por meio do uso de papelão, pó de serraria, água e gesso, este último sendo classificado como um aditivo, e a fabricação do tijolo ecológico será de acordo com a Portaria Nº 270 de 23 de junho de 2021, que aprova a regulamentação técnica para componentes cerâmicos para alvenaria, estabelecendo que o tijolo cerâmico de oito furos deva ser fabricado com 9cm de largura, 19cm de altura e 19cm de comprimento. Por fim, espera-se que a produção do tijolo ecológico, a partir de material reciclado para uso na construção civil, sirva de alternativa para preservação do meio ambiente e redução de custos para obras e afins.

CARTA PATENTE

Nº BR 10 2021 026862 0

ENSAIOS REALIZADOS

  

ARTIGOS PUBLICADOS

  

DESENHOS INDUSTRIAIS

  

MARCA
GRUPO DE PESQUISA
LABORATÓRIO
NOTÍCIAS EM DESTAQUE
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INVENTORES

WALKNELLY DE FREITAS RÊGO

Graduada em Ciência e Tecnologia pela UFERSA. 

ROSILDA SOUSA SANTOS

Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela UFCG (2009), Mestrado em Matemática pela UFCG (2012) e Doutorado em Engenharia de Processos pela mesma instituição (2019).

REJANE RAMOS DANTAS

Graduada em Engenharia de Materiais pela UFPB (1984). Mestre em Engenharia Agrícola pela UFCG (2004), com interface em Engenharia de Materiais, e Doutora em Engenharia Mecânica pela UFPB (2009).

Scroll to Top