BIOCOMPÓSITO Á BASE DE ALGINATO DE ALGA MARROM E NANOPARTÍCULAS DE CERA DE ABELHA PARA REVESTIMENTO DE MARACUJÁ AMARELO
INVENTO
BIOCOMPÓSITO Á BASE DE ALGINATO DE ALGA MARROM E NANOPARTÍCULAS DE CERA DE ABELHA PARA REVESTIMENTO DE MARACUJÁ AMARELO
RESUMO DA PATENTE
A presente invenção refere-se ao desenvolvimento de um revestimento biocompósito comestível à base de alginato extraído da alga marrom Dictyota mertensii e nanopartículas de cera de abelha, destinado à conservação pós-colheita do maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Degener). O setor técnico relacionado à invenção engloba embalagens e revestimentos alimentícios, com ênfase em biotecnologia e tecnologias de preservação de alimentos. Este revestimento inovador foi projetado para melhorar a barreira contra a perda de massa e troca gasosa, prolongando a vida útil dos frutos e mantendo suas propriedades sensoriais e nutricionais. O diferencial em relação ao estado da técnica está na combinação específica do alginato extraído da alga marrom sob condições otimizadas com cera de abelha, o que resulta em um revestimento capaz de reduzir significativamente a taxa de respiração para 95,08±0,84 mg.CO2 .kg-1 .h-1 e a perda de peso para 6,79±0,24% ao longo de 10 dias. O revestimento também manteve níveis relativamente altos de acidez (6,34±0,13%), ácido ascórbico (37,62±0,17 mg.100 g -1 ), fenóis (79,15±0,62 mg GAE.100 g -1 ) e capacidade antioxidante (IC50 de 35,38±0,27 mg.mL-1 ) ao longo de 10 dias. As análises sensoriais confirmaram a aceitação do revestimento, com pouca variabilidade nas pontuações de aceitação, odor, adesividade, brilho, ocorrência de fungos e enrugamento dos frutos. A utilização de matérias-primas renováveis e a melhoria significativa na conservação dos frutos sem a necessidade de refrigeração adicional posicionam esta invenção como uma solução sustentável e eficiente para a indústria alimentícia. A invenção está enquadrada dentro da classificação internacional de patentes nos campos A23P; A23P 20/00; A23P 20/10; B65D 65/00; B65D (65/16; 65/38; 65/42); B65D 85/34.
CARTA PATENTE
ENSAIOS REALIZADOS
ARTIGOS PUBLICADOS
DESENHOS INDUSTRIAIS
INVENTORES

LUIZ PAULO DE OLIVEIRA QUEIROZ
Docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE), possui doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFERSA, mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRN e graduação em Engenharia Mecânica pela UFERSA.

EDNA MARIA MENDES AROUCHA
Professora Titular da UFERSA, possui formação em Engenharia Agronômica (UFRRJ), mestrado e doutorado em Produção Vegetal (UENF) e pós-doutorado pela Cranfield University (Reino Unido) e UFPA.

RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela UFRN e doutorado pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (França).

LUCAS PERDIGÃO SOARES
Graduando em Engenharia Química pela UFERSA, com bacharelado em Ciência e Tecnologia pela mesma instituição.