FILME BIODEGRADÁVEL DE ALGINATO DA ALGA DICTYOTA MERTENSII PLASTIFICADO COM GLICEROL

FILME BIODEGRADÁVEL DE ALGINATO DA ALGA DICTYOTA MERTENSII PLASTIFICADO COM GLICEROL

INVENTO

FILME BIODEGRADÁVEL DE ALGINATO DA ALGA DICTYOTA MERTENSII PLASTIFICADO COM GLICEROL

RESUMO DA PATENTE

A presente patente compreende a extração de alginato a partir de macroalgas marrons da espécie Dictyota mertensii (ALGDM), seguida do desenvolvimento de filmes pelo método de casting, plastificados com glicerol e caracterizados quanto a sua espessura, absorção de umidade a 75%, permeabilidade ao vapor de água, cor, solubilidade, limite de resistência a tração, elongação na ruptura e módulo de elasticidade. Os resultados são submetidos a análise de variância e teste F para verificar se os modelos são estatisticamente significativos com p<0,05; IC 95%. Os filmes apresentam resultados promissores para uso como embalagem de alimentos, visto que a espessura dos filmes, absorção de umidade em 75%, cor, propriedades de barreira e solubilidade foram iguais ou superiores ao filme de alginato de sódio comercial. Pelos resultados pode-se inferir que os filmes obtidos com o ALGDM extraídos sob o tempo de 3h a 70 o C e em solução de Na2CO2 a 0,50 mol/L reuniram melhores características para serem utilizados como embalagem para alimentos, mesmo sem o processo de branqueamento e ou adição de elementos de reforços na matriz biopolimérica. A invenção está enquadrada dentro da classificação internacional de patentes nos campos A23P; A23P 20/00; A23P 20/10; B65D 65/00; B65D (65/16; 65/38; 65/42); B65D 85/34.

CARTA PATENTE

Nº BR 10 2023 023932 3

ENSAIOS REALIZADOS

   

ARTIGOS PUBLICADOS

   

DESENHOS INDUSTRIAIS

   

MARCA
GRUPO DE PESQUISA
LABORATÓRIO
NOTÍCIAS EM DESTAQUE
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INVENTORES

EDNA MARIA MENDES AROUCHA

Professora Titular da UFERSA, possui formação em Engenharia Agronômica (UFRRJ), mestrado e doutorado em Produção Vegetal (UENF) e pós-doutorado pela Cranfield University (Reino Unido) e UFPA. 

RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE

Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela UFRN e doutorado pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (França). 

LUIZ PAULO DE OLIVEIRA QUEIROZ

Docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE), possui doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFERSA, mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRN e graduação em Engenharia Mecânica pela UFERSA.

Scroll to Top