SIGVIO-RN
TITULAR
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO – UFERSA
PROCESSO
BR 51 2025 003365 6
DESCRIÇÃO
O SIGVIO-RN (Sistema de Informação Geográfica da Violência no Rio Grande do Norte) é um programa de computador desenvolvido para armazenar, gerenciar e disponibilizar informações que auxiliam na medição do nível de vulnerabilidade em diferentes territórios do estado, como cidades, bairros e setores censitários. O sistema permite categorizar as ocorrências de crimes de roubo, furto e CVLI (Crimes Violentos Letais e Intencionais) por ano, tipo e período da ocorrência, possibilitando ao usuário identificar visualmente os pontos críticos da violência no estado. Estão contidos também o seguinte conjunto de dados municipais do estado: População estimada, Pessoas ocupadas, Salário médio, Proporção de pessoas ocupadas, Proporção de pessoas com médio salário mínimo, Número escolas com Ensino Fundamental, Número de escolas com Ensino Médio, Índice de Desenvolvimento Humano do Município, PIB per capta do município, Taxa de escolaridade, Número de estabelecimentos de saúde que atendem pelo SUS e % de Esgotamento. O usuário pode combinar diferentes tipos de dados para poder verificar as relações existentes entre as ocorrências e as variáveis disponíveis no programa de computador mencionadas. Informações sobre taxa de ocorrências para número de habitantes também estão disponíveis.
APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS
A segurança pública enfrenta o constante desafio de identificar localidades vulneráveis à violência, como roubos, furtos, homicídios, feminicídios e outros crimes contra o patrimônio. Tais localidades incluem áreas delimitadas como cidades, bairros e setores censitários.
A plataforma SIGVIO-RN (Sistema de Informação Geográfica da Violência no Rio Grande do Norte) foi desenvolvida para apoiar gestores na identificação de áreas críticas, por meio da combinação de dados de ocorrências policiais com indicadores sociais, econômicos e demográficos.
Utilizando tecnologia de geovisualização, o sistema oferece uma análise dinâmica e integrada do território potiguar. Além de mapear os focos de violência, a plataforma permite avaliar padrões ao longo do tempo, oferecendo suporte estratégico à formulação de políticas públicas e ao planejamento de ações mais eficazes de prevenção e enfrentamento da criminalidade.
DOWNLOAD DO CERTIFICADO

AUTORES
- CAMILA KAREN ALVES PEDROSA
- CIRO JOSÉ JARDIM DE FIGUEIREDO
- ROSIMERY ALMEIDA DE SOUZA
CONTATOS
nit@ufersa.edu.br
(84) 3317-8312