SISTEMA DE MINI-FORNOS RETANGULARES COM CONDENSADOR E QUEIMADOR VERTICAL DE FUMAÇA PARA PRODUÇÃO CONTÍNUA E SUSTENTÁVEL DE CARVÃO VEGETAL, ALCATRÃO VEGETAL E EXTRATO PIROLENHOSO

INVENTO
SISTEMA DE MINI-FORNOS RETANGULARES COM CONDENSADOR E QUEIMADOR VERTICAL DE FUMAÇA PARA PRODUÇÃO CONTÍNUA E SUSTENTÁVEL DE CARVÃO VEGETAL, ALCATRÃO VEGETAL E EXTRATO PIROLENHOSO
RESUMO DA PATENTE
Trata-se de um sistema composto por três mini-fornos (1A, 1B e 1C) retangulares, um condensador (trocador de calor) (2) e um queimador vertical de fumaça (gases de combustão não condensáveis) (3) para produção contínua de carvão vegetal, alcatrão vegetal e extrato pirolenhoso de forma sustentável e ambientalmente correta. Os 3 mini-fornos são fabricados com tijolos maciços cerâmicos refratários sendo idênticos e equidistantes, de forma a otimizar o tempo de carbonização. Cada mini-forno possui um tampo semiesférico, porta de alvenaria, 4 (quatro) aberturas para oxigenação e uma para ignição. O condensador (trocador de calor) utilizado é do tipo casco e tubo, em contracorrente, posicionado na vertical, acoplado aos 3 (três) mini-fornos simultaneamente, coletor e queimador de fumaça. O queimador vertical de fumaçafabricado com tijolos maciços cerâmicos refratários em formato cilíndrico é composto por câmara de combustão, grelha, tampa, gaveta para retirada das cinzas, ventiladores e cobertura com geometria triangular. O conjunto possui pontos para monitoramento constante da temperatura utilizando termopares tipo k. Para alimentação do sistema descrito pode-se utilizar qualquer resíduo agrícola ou florestal comumentemente utilizados para produção de carvão vegetal. O sistema proposto é compacto, com monitoramento constante da temperatura, de baixo custo, fácil operação e com produção contínua de carvão vegetal, extrato pirolenhoso e alcatrão vegetal de forma sustentável e ambientalmente correta com consequente ganho de produtividade devido ao aumento da disponibilidade do forno.
CARTA PATENTE
ENSAIOS REALIZADOS
ARTIGOS PUBLICADOS
DESENHOS INDUSTRIAIS
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Como recurso adicional à descrição técnica desta patente, disponibiliza-se o vídeo abaixo, que integra a série “Inova Semiárido”. Nele, os inventores Rafael Melo e Felipe Bento apresentam uma exposição técnica sobre o sistema Miniforno Retangular, objeto desta patente.
Durante a apresentação, são abordados os principais aspectos funcionais, os objetivos da tecnologia e seus benefícios, com destaque para a aplicabilidade prática no contexto do Semiárido brasileiro. O conteúdo audiovisual contribui para uma compreensão mais ampla do desenvolvimento, funcionamento e potencial de impacto da solução proposta.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=x3Nt_HswqCs
INVENTORES

FELIPE BENTO DE ALBUQUERQUE
Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, professor do IFRN com experiência em engenharia mecânica, petróleo e gás, segurança do trabalho e energias renováveis.

RAFAEL RODOLFO DE MELO
Engenheiro Florestal com mestrado e doutorado em Ciências Florestais. Professor associado na UFERSA, com atuação em programas de pós-graduação.

ALEXANDRE SANTOS PIMENTA
Engenheiro Florestal pela UFV, com Mestrado e Doutorado em Ciência Florestal pela mesma instituição e Pós-doutorado no CID/CSIC (Espanha).

EDGLEY ALVES DE OLIVEIRA PAULA
Bacharel em Ciência e Tecnologia, Engenheiro Mecânico com mestrado em Engenharia de Materiais e doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFERSA.