SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADO DE BAIXA PRESSÃO PARA CULTURAS ADENSADAS

INVENTO
SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADO DE BAIXA PRESSÃO PARA CULTURAS ADENSADAS
RESUMO DA PATENTE
A invenção refere-se a um sistema de irrigação que viabiliza o uso de efluente de esgoto doméstico tratado para o suprimento hídrico em cultivos irrigados com a garantia da uniformidade de distribuição, sem riscos de obstrução dos emissores do sistema de distribuição de água. Além disso, funciona com custo energético reduzido e o confere a maior eficiência do uso da água. O sistema substitui os emissores convencionais – gotejadores de fácil obstrução – por microtubos que conduz a água de irrigação para sucos de comprimento reduzidos construídos nas fileiras das plantas adensadas, a qual permite a redistribuição da água ao redor das plantas. Os sucos são construídos com declividade de até 0,5% que confere excelentes coeficientes de uniformidade do sistema de distribuição de água, sendo recomendado, especialmente para irrigação com efluente de esgoto doméstico tratado em a necessidade ou necessidade menor de manutenção do sistema de distribuição. O sistema funciona sem o requerimento de bombas elétricas e sistemas de filtragem da água. Este Sistema também evita o acúmulo de sais na zona radícula devido a maior lixiviação de sais da água de irrigação em relação ao sistema de irrigação por gotejamento.
CARTA PATENTE
ENSAIOS REALIZADOS
ARTIGOS PUBLICADOS
DESENHOS INDUSTRIAIS
INVENTORES

JOSÉ FRANCISMAR DE MEDEIROS
Engenheiro agrônomo da UFERSA, possui graduação em Agronomia (ESAM), mestrado em Engenharia Agrícola (UFPB) e doutorado em Agronomia (USP).

NILDO DA SILVA DIAS
Professor titular da UFERSA, é engenheiro agrônomo (UFERSA), mestre em Engenharia Agrícola (UFCG), doutor em Agronomia (USP/ESALQ) e pós-doutor pela Universidade da Califórnia Riverside (EUA).

MIGUEL FERREIRA NETO
Professor Titular da UFERSA, possui graduação em Engenharia Agronômica (UFERSA), mestrado em Engenharia Agrícola (UFPB), doutorado em Irrigação e Drenagem (ESALQ/USP) e pós-doutorado em Fisiologia Vegetal (UFC).

ALISON ROCHA DE ARAGÃO
Doutorando em Fitotecnia (UFERSA), com período sanduíche na Universidad de Almería (Espanha), é mestre em Agronomia/Fitotecnia (UFLA) e engenheiro agrônomo (UFRRJ).

RANIERE BARBOSA DE LIRA
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA (2003), mestrado em Ciência do Solo pela UFERSA (2010) e doutorado em Manejo de Solo e Água, também pela UFERSA.

FRANCISCO GONÇALO FILHO
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, mestrado e doutorado em Manejo de Solo e Água pela UFERSA, além de pós-doutorado em Desenvolvimento Regional, também pela UFERSA.

ALYSSANDNY FRANCISCO MATOS XAVIER
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e mestrado em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016).

MARCÍRIO DE LEMOS
Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (2002), mestrado em Ciência do Solo (2011) e doutorado em Manejo de Solo e Água no Semiárido (2017), ambos pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA.