FILMES DE FÉCULA DE MANDIOCA INCORPORADOS COM CÁLCIO

FILMES DE FÉCULA DE MANDIOCA INCORPORADOS COM CÁLCIO

INVENTO

FILMES DE FÉCULA DE MANDIOCA INCORPORADOS COM CÁLCIO

RESUMO DA PATENTE

A presente patente de invenção compreende um processo de produção e o produto do processo, referindo-se a um filme biodegradável, que pode ser usado como revestimento de frutos, na forma de solução filmogênica, ou fabricação de sacolas, moldando e secando a solução filmogênica. A solução filmogênica é sintetizada a partir da dissolução da fécula de mandioca, o uso de um agente plastificante e a incorporação de cálcio, através do hidróxido de cálcio. Para obtenção de sacolas, a solução é depositada em superfícies, levadas à estufa, cortada e selada de acordo com tamanho e formato desejado.

CARTA PATENTE

Nº BR 10 2022 013567 3

ENSAIOS REALIZADOS

  

ARTIGOS PUBLICADOS

  

DESENHOS INDUSTRIAIS

  

MARCA
GRUPO DE PESQUISA
LABORATÓRIO
NOTÍCIAS EM DESTAQUE
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INVENTORES

LUIZ PAULO DE OLIVEIRA QUEIROZ

Docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE), possui doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFERSA, mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRN e graduação em Engenharia Mecânica pela UFERSA.

EDNA MARIA MENDES AROUCHA

Professora Titular da UFERSA, possui formação em Engenharia Agronômica (UFRRJ), mestrado e doutorado em Produção Vegetal (UENF) e pós-doutorado pela Cranfield University (Reino Unido) e UFPA. 

RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE

Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela UFRN e doutorado pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (França). 

FRANCISCO KLEBSON GOMES DOS SANTOS

Possui graduação (2003) e mestrado (2005) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2009).

MARIA HELENA LIMA DA SILVA

Graduada em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e em Engenharia Química pela UFERSA, com formação complementada por participação no PRH 55.1 da ANP, atuando em pesquisas com géis para fraturamento hidráulico e filmes biodegradáveis.

Scroll to Top