FILME DE QUITOSANA COM INCORPORAÇÃO DE NANOPARTICULAS DE ÓXIDO DE GRAFENO E CERA DE ABELHA

INVENTO
FILME DE QUITOSANA COM INCORPORAÇÃO DE NANOPARTICULAS DE ÓXIDO DE GRAFENO E CERA DE ABELHA
RESUMO DA PATENTE
A presente patente compreende um processo de produção, cujo produto refere-se ao desenvolvimento e caracterização de filmes biopoliméricos a base de quitosana, óxido de grafeno e cera, elaborados em diferentes proporções, calculados em 2% de massa seca e 98% de solvente (quitosana, variando de 59 a 100%; óxido de grafeno, de 0,08 a 0,24%; cera de abelha, de 18 a 36% e Tween 80, de 7,76%). As propriedades dos filmes a base de quitosana, relacionadas à água (TPVA, solubilidade) foram melhoradas com a incorporação de óxido de grafeno e cera de abelha. A taxa de permeabilidade a vapor de água (TPVA e PVA) foi reduzida com o óxido de grafeno e adição de cera, o que tornou o filme mais hidrofóbico e apresentou menor solubilidade. A adição de 0,24% de óxido de grafeno e 36% de cera de abelha, na matriz biopolimérica resultou em menor TPVA e solubilidade dos filmes (Filme 4), o que é um resultado promissor para a preservação de frutas e hortaliças. O produto está enquadrado dentro da classificação internacional de patentes nos campos de invenção A23P; A23P 20/00; A23P 20/10B65D 65/00; B65D (65/16; 65/38; 65/42); B65D 85/34.
CARTA PATENTE
ENSAIOS REALIZADOS
ARTIGOS PUBLICADOS
DESENHOS INDUSTRIAIS
INVENTORES

EDNA MARIA MENDES AROUCHA
Professora Titular da UFERSA, possui formação em Engenharia Agronômica (UFRRJ), mestrado e doutorado em Produção Vegetal (UENF) e pós-doutorado pela Cranfield University (Reino Unido) e UFPA.

RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela UFRN e doutorado pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (França).

WEDSON ALEFF OLIVEIRA DA SILVA
Bacharel em Agroecologia, mestre em Ciências Agrárias e doutorando em Fitotecnia (UFERSA).

ARTHUR LIRA VASCONCELOS DE SOUSA
Estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental na UFERSA, bolsista de Iniciação Científica em pesquisas sobre saneamento ambiental e impactos ambientais.

JOSÉ GUSTAVO LIMA DE ALMEIDA
Doutor e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará, com formação em Química Industrial e Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará.