PROCESSO OTIMIZADO PARA EXTRAÇÃO DE FRAÇÃO RICA EM ALGINATO A PARTIR DE MACROALGAS MARRONS (Dictyota mertensii)

INVENTO
PROCESSO OTIMIZADO PARA EXTRAÇÃO DE FRAÇÃO RICA EM ALGINATO A PARTIR DE MACROALGAS MARRONS (Dictyota mertensii)
RESUMO DA PATENTE
A presente patente compreende um método de extração de biopolímeros a partir de macroalgas marrons, onde o método é desenvolvido com base em um planejamento experimental central composto, associado a uma metodologia de superfície de resposta. O método é otimizado usando os fatores tempo (h), temperatura (°C) e concentração de Na 2 CO 3 (mol/L), de modo a encontrar valores ótimos de processo para cada fator e permitir a extração, com máxima eficiência, do biopolímero. O método foi otimizado e sugere a utilização dos fatores nas seguintes condições: 2,92 h; 66,33 °C e 0,64 mol/L de Na 2 CO 3 . A análise de variância e as superfícies de respostas foram estudadas e foi evidenciada significância estatística (p<0,05) para a interação entre os fatores tempo, concentração e temperatura, concluindo-se a melhor combinação entre os fatores. O aumento excessivo de qualquer fator prejudica o rendimento e a qualidade do biopolímero obtido, o que impulsiona usar o método dentro das condições otimizadas. A invenção está enquadrada dentro da classificação internacional de patentes nos campos C08B 37/04 e C08B 37/18.
CARTA PATENTE
ENSAIOS REALIZADOS
ARTIGOS PUBLICADOS
DESENHOS INDUSTRIAIS
INVENTORES

RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela UFRN e doutorado pelo Institut National Polytechnique de Toulouse (França).

EDNA MARIA MENDES AROUCHA
Professora Titular da UFERSA, possui formação em Engenharia Agronômica (UFRRJ), mestrado e doutorado em Produção Vegetal (UENF) e pós-doutorado pela Cranfield University (Reino Unido) e UFPA.

LUIZ PAULO DE OLIVEIRA QUEIROZ
Docente do Instituto Federal do Ceará (IFCE), possui doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFERSA, mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRN e graduação em Engenharia Mecânica pela UFERSA.

FRANCISCO KLEBSON GOMES DOS SANTOS
Possui graduação (2003) e mestrado (2005) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2009).