ESTAÇÃO METEOROLÓGICA WIRELESS COMPACTA MODULAR

INVENTO
ESTAÇÃO METEOROLÓGICA WIRELESS COMPACTA MODULAR
RESUMO DA PATENTE
O presente pedido de patente refere-se a um novo modelo de ESTAÇÃO METEOROLÓGICA (1) composta por módulos no formato de cases/caixas (5)(12)(15) que se encaixam e, opera via WIRELESS. A Estação pertence ao campo dos instrumentos de medição das condições meteorológicas (G01W 1/02 e G01W 1/14), com confecção em materiais de impressão 3D (B29C 64/00) e/ou extrusora (B29C 48/00), apresentando um design de fácil montagem, leve e, com baixo custo envolvido. O instrumento utiliza sensores que realizam a coleta e transmissão de dados climáticos e do solo de forma automática e sem fio para uma plataforma online, utilizando um sistema de rádio (H04H 60/71), possibilitando o acompanhamento em tempo real, os dados coletados. O dispositivo ainda, pode ser integrado a uma rede de sensores, para um maior monitoramento de variáveis climáticas. Adicionalmente, a invenção pode utilizar software para inferir melhor as necessidades de uma plantação e/ou contribuir para a prevenção de desastres naturais, como, incêndios, alagamentos e desmoronamento em áreas de risco. A capacidade modular/compacta da estação permite uma melhor adequação as necessidades do usuário final, permitindo a inserção e/ou retirada de módulos dependendo da aplicação, e, possibilita a sua instalação junto ao solo ou em parede.
CARTA PATENTE
ENSAIOS REALIZADOS
ARTIGOS PUBLICADOS
DESENHOS INDUSTRIAIS
INVENTORES

NADISON FRANCISCO DA SILVA
Graduado em Ciência e Tecnologia pela UFERSA (2018) e atualmente graduando em Engenharia Elétrica.

FRANCISCO DE ASSIS BRITO FILHO
Doutor em Engenharia Elétrica pela USP (2015), com Mestrado (2009) e Graduação (2006) na mesma área pela UFRN. É professor da UFERSA, Pesquisador Visitante na UNICAMP e membro do Comitê Técnico da IEEE Solid State Circuits Society (TC-OSE). Atua com ênfase em Microeletrônica.

NAYANA LETÍCIA DE MORAIS VIANA
Mestra em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN (2019), com graduação em Engenharia Elétrica (2017) e em Ciência e Tecnologia (2014) pela UFERSA. Atuou como professora substituta na UFERSA (2019–2020) e como assistente de pesquisa no INPI (2020–2021).